Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Discutindo a Deficiência

O que se pretende, é falar sobre os vários aspectos da sociedade em relação ao deficiente visual e do deficiente visual em relação a sociedade e seu lugar no mundo.

Meu primeiro contato com tecnologias assistivas


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Bom, até um tempo atrás, se alguém me perguntasse o que é um leitor de telas, bengala branca, talks ou qualquer outra tecnologia assistiva, provavelmente a minha resposta seria bem parecida com as que citei acima.

Publicado em 04/02/2012 por Júlio César Nunes

A lei de cotas facilita o ingresso do deficiente visual no mercado de trabalho?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

A Lei nº 8.213/91 (Lei de cotas), define as regras das cotas para deficientes no mercado de trabalho, ou seja, há regras, aliás, uma lei que define o que empresas privadas e públicas devem fazer em relação ao espaço que se deve reservar aos deficientes.

Publicado em 21/08/2011 por Irene De Barros Pereira

O poder da bengala branca


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Ainda me considerando inexperiente com a bengala branca começo agora a observar sua utilidade, o que ela provoca e o auxílio inestimável que ela dá para uma pessoa como eu, com cegueira total e ainda sem mobilidade externa, fora de minha moradia.

Publicado em 07/08/2011 por Marly Solanowski

História de perícia médica: A rotina daqueles que procuram seus direitos


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Gostaria de registrar aqui um relato que ouvi de um deficiente visual esta semana, quando passou por perícia médica do INSS com a finalidade de adquirir um direito a ele permitido pela legislação acima, devido à necessidade de ter um acompanhante que lhe facilite mínima qualidade de vida.

Publicado em 18/06/2011 por Marly Solanowski

O correto é: Portador de Deficiência, Portador de Necessidades Especiais ou Pessoa com Deficiência?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Muitas pessoas ficam confusas na hora de usar uma terminologia para identificar um deficiente, seja qual for a deficiência. Com o passar do tempo surgem terminologias tidas como corretas ao passo que outras são abandonadas com o argumento de politicamente incorretas. Afinal, qual termo é correto e por quê?

Publicado em 16/03/2011 por Ricardo De Melo

Boa educação vem de berço



E o que estamos fazendo com os videntes? Estamos afastando-os de nós, além de passar a idéia de que todos os deficientes visuais são sem educação e revoltados. Já pensaram o que pode acontecer daqui a algum tempo?

Publicado em 25/02/2011 por Renato Tadeu Barbato
Continue lendo

Inclusão versus Exclusão: Quando estamos nos incluindo e quando estão nos excluindo?



Segundo meu ponto de vista, incluir quer dizer somar, adicionar, realizar uma miscigenação ou simbiose entre objetos ou seres, incluindo (olha ela aí!) nós, os seres humanos. Inclusivos ou exclusivos e, neste último sentido, estarmos excluídos e não por sermos um ser único.

Publicado em 31/10/2010 por Renato Tadeu Barbato
Continue lendo

Deficiente Visual é acomodado ou não?



Será que nós, os deficientes visuais, estamos nos apropriando e utilizando os espaços que nos são oferecidos, ou meramente estamos reivindicando nossos direitos, mas quando eles se transformam em realidade, simplesmente não os utilizamos porque é mais cômodo ficarmos sentados reclamando do que tomarmos atitudes?

Publicado em 31/10/2010 por Renato Tadeu Barbato
Continue lendo

1
Ir ao topo