Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Podincluir Podcast #3: Reatech 2011, Mara Gabrilli presa em avião e Argus II

Publicado em 25/03/2011 por Ricardo De Melo em Podcast com 11 comentários

Olá, olé, alô amigo do Movimento Livre! No ar mais um Podincluir Podcast. No programa de hoje, Ricardo De Melo e Irene ?Poeta? De Barros, comentam, com muito bom humor e descontração, as últimas notícias relacionadas ao mundo dos deficientes.

Temas abordados: Reatech 2011, Mara Gabrilli fica presa em avião da TAM, Implante do Argus II começa na Europa e Novidades do site do Movimento Livre.

Momento Deficiota Total da Semana: William na ?sede? do CADEVI

Ouça o Podcast

Clique aqui para ouvir o programa.

Download do Programa (Tamanho: 18,1 MB | Duração: 39 minutos aproximadamente)


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

11 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Rosaura Louzzano disse em:

28/03/2011 - 17:05:10

OLÁ, ALÔ, OLÉ meus amigos Irene, Ricardo
Fantástico este podcast
Todos os assuntos discutidos por vocês nos remetem a várias reflexões
Tinha escutado a respeito sobre o absurdo da Mara Gabrilli ter ficado duas horas presa dentro de um avião eu que atuei como agente de viagens fico indignada com notícias cmo esta. Não só responsabilaria a TAM mas a própria INFRAERO, já presenciei uma pessoa que nescessitava de cadira de rodas e no momento não havia uma disponível isto fora outros absurdos que acontecem dentro do aeroporto, vou escrever um texto para nosso Movimento detalhando comoé a acessibilidade nos areportos deste país
Se foi neascessário criar uma lei que aplique multas pelos cancelamentos ou atrasos se não houver hospedagem ou alimentyação imaginem quanto ao resto .
Vai um recado: temos que nos posicionar e falar das nossas nescessidades para avançarmos cada vez mais numa real inclusão. Acredito muito que além das tecnologias acestivas acredito mais na acesssibiliodade atitudinal. pois através da educação de um povo onde se respeitam pessoas teremos um mundo bem melhor


Foto da pessoa que comentou

Fábio - Professor de Informática disse em:

28/03/2011 - 17:06:37

O podcast esta muito interessante, envolve a importância sobre assuntos que não vemos a toda hora. Agora tenho disponíbilidade de vê-los ou ouvir no meu celular ou mp3 e outros. Além de estar atualizado com estes tipos de informação.
Isto muito é muito bom!
Um dos grandes detaques é a feira REATECH que dá uma ampla visão sobre cometários, tecnologia, acessibilidae e reabilitação. Em áreas são em um variado tipo de deficências com soluções e informação para ajudar a todos.
Voltarei a entrar e enviarei mais cometários. Peço que não deixem de comparecer.
Fábio - Movimento Livre


Foto da pessoa que comentou

Roberta Alves Pereira disse em:

28/03/2011 - 17:06:50

Falando sobre as deficiências tenho uma questão para analisarmos: Há algum tempo que eu penso que todas as famílias têm deficientes, na minha família tem deficiente visual, neurológico e motor, e acredito que na de todo mundo tem, ou seja não é uma questão que acontece na casa do vizinho, mas em todas as casas e parece que as pessoas não acordaram para isso...a INCLUSÃO começa em casa!!! (Será que nossas famílias estão adaptadas a eles???)
Parabéns pelo programa.


Foto da pessoa que comentou

marly solanowski disse em:

28/03/2011 - 20:58:33

Parabéns pelo podincluir! Atualizado e com bons comentários. Apoiado a atitude educacional da deputada quando presa em avião. Foi uma forma firme e com orientação educacional para empresas como essa mencionada que não aderem a uma acessibilidade para todos os tipos de deficiência. Essa mesma deputada federal que apóia a deficiência e com grande votação nas últimas eleições comentou que há dificuldades para subir na tribuna do Congresso em Brasília, a fim de desempenhar sua função política. Isso já é uma mostra que, tanto governo quanto corporações precisam avançar nas questões da acessibilidade. Pergunto então como isso se faz? Primeiro expondo as dificuldades que temos enquanto deficientes e rejeitando situações que não nos dêem real acesso a tudo o que acontece em sociedade. Aqui então, entra a função política de Mara Gabrili mas a população com deficiência ou não precisa fazer avançar o processo educacional que além de acessibilidade veja a pessoa antes de se assustar, ter medo ou ficar paralisado por não saber o que fazer. Nesse aspecto o deficiente deve ter conhecimento dos seus direitos, reivindicá-los ao mesmo tempo que deve auxiliar na educação daqueles que não têm deficiências, sejam os componentes dos governos, sejam as corporações seja a sociedade como um todo. A diversidade que existe, em nosso planeta, para ser respeitada, depende de atitudes político-educacionais que integrem a todos sem discriminação. Votos de que esse programa tão leve e prazeiroso continue suas ações de inclusão. abraço da marly


Foto da pessoa que comentou

Andrea disse em:

29/03/2011 - 23:30:02

Essa do William!!!!! hahahaha!!!!! Afffffffffffffffffff!!!!!!!
Então, o finger não é bem um carrinho, estaria mais para uma ponte coberta, um corredor, uma sanfona, que liga o terminal diretamente à porta do avião. É bem prático.
Sobre a Mara Gabrilli, concordo com Irene, é importante não se submeter a soluções ou jeitinhos perigosos, desconfortaveis ou humilhantes sem reclamar e exigir melhoria. Desrespeito total.
Beijos queridos!


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

30/03/2011 - 13:05:40

Gostei muito do programa e achei importante todas as informações. Gosto muito do bom humor da dupla. São notícias atuais e uma prestação de serviços importante, como divulgar os eventos para as pessoas envolvidas na temática da deficiência visual. Fiquei pensando na falta de um horário pré-estabelecido, acho que as pessoas que gostarem sentirão vontade de saber quando é o próximo para se preparar para ouvir . Mas por outro lado, sei o quanto é difícil manter uma programação no ar e no horário frequente. De qualquer modo, trata-se de um evento no site do Movimento muito interessante pois, abre-se mais um canal para nós pessoas com deficiência se colocar e se expressar diante dos acontecimentos da sociedade. Um abraço: William Ah! Estava me esquecendo, meu momento deficiota foi horrorozo, só publiqei porquê tenho paixão pelo Movimento Livre senão...Jamais ia revelar este mico. RSRS.


Foto da pessoa que comentou

Irene "Poeta" disse em:

01/04/2011 - 22:40:50

Olá, pessoal.

Que maravilha “ver” tantos comentários nesse Podincluir. Melhor ainda é ver o seu comentário, Roberta. Sabe de uma coisa, a maioria das famílias não querem admitir seus deficientes.
Não sabem o que fazer, mas o pior, eles não querem admitir que têm alguém na família que é diferente. É duro pra eles. Calma gente, não estou aqui pra dizer que essas famílias estão isentas das responsabilidades que lhes cabem, absolutamente, mas isso é um fato.
Sei bem do que a Roberta está falando, pois estamos na mesma família e nós temos visto ao longo de alguns anos, muitas outras famílias, infelizmente já percebemos que a maioria não está adaptada aos deficientes e como bem diz a Roberta, a INCLUSÃO deve, ou pelo menos deveria, começar em casa.
Grande abraço a todos.


Foto da pessoa que comentou

marly solanowski disse em:

12/04/2011 - 14:06:02

Tocando nos comentários de Roberta e Irene, faço uma provocação para nossa amiga Regina que, quando entrou para o Movimento Livre tinha idéia de projeto de assessoria para familiares de deficientes visuais. Será que não está na hora de debatermos essa questão em conjunto, para mais uma gravação do repórter cegueta? abraços a todos.


Foto da pessoa que comentou

MARIA CRISTINA MONZILLO disse em:

15/04/2011 - 10:44:48

Ricardo e Irene,

Ouvi o programa inteiro. Parabéns! Vocês são uma lição de vida .... eu me sinto deficiente perante vocês ... deficiente de coragem.
Sou vidente e com o pouco convivio que tive com a Irene, aprendi muito e estou sentindo falta dela.
Irene, por onde você anda? Nunca mais te encontrei no ponto de onibus.
Bjs para vcs.

Cris.


Foto da pessoa que comentou

Irene de Barros disse em:

17/04/2011 - 11:35:26

Olá, pessoal

Hoje, li todos os comentários com calma, alguns com interesse maior por serem mais próximos a mim.
Tenho de confessar que sempre fui meio avessa à internet, mas hoje, percebo pelo óbvio o quanto ela é o canal, ou seja, o quanto ela, a internet, está aí para nos auxiliar. E nessa reflexão, percebo o quanto precisamos saber usá-la para tirar o melhor possível dela.
Nesses comentários colocamos assuntos dos mais diversos como: educação, informação, tecnologia, acessibilidade, inclusive atitudinal, exposição de problemas, cidadania, família, descobrimos o que é o finger, obrigada Andréa e aproximamos as pessoas das mais variadas formas.
Espero que isso se reflita na minha reaproximação com a Maria Cristina que se coloca aqui como deficiente de coragem diante de nós, o Ricardo e eu.. Especialmente pra você Cristina, aqui vai o meu recado, gostaria de vê-la e de lhe falar, pois as circunstâncias nos afastaram, ainda bem que você visita o site do Movimento Livre e através dele podemos nos reencontrar, o que acha?
O meu e-mail é:
Grande abraço a todos, especialmente a você Cristina, estou esperando um retorno.



Ir ao topo