Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Dicas para agilizar sua navegação em sites com leitor de telas

Publicado em 16/02/2011 por Ricardo De Melo em Informática Acessível com 19 comentários

Como muitos sabem, sou o criador e mantenedor do site do Movimento Livre, há mais ou menos um ano e meio. Nesse período aprendi muita coisa sobre programação, usabilidade e principalmente sobre acessibilidade na web. Fiz, e continuo fazendo, várias pesquisas sobre acessibilidade em sites e na internet de modo geral.

Essa experiência me fez entender de forma mais clara como os leitores de telas interagem com os sites, assim posso garantir pra você, que entendendo melhor como funcionam as páginas da internet você terá um desempenho melhor na hora de desfrutar um conteúdo.

As dicas e sugestões abaixo farão você agilizar a navegação em sites com leitor de telas. Essas dicas são uma junção de anos de uso de internet, aliado à meus conhecimentos de programação e à minha deficiência visual.

Os leitores de telas usados para criar esse artigo foram: JAWS, NVDA e Orca (Linux).

Estrutura de um site

Entender como é a estrutura de um site, pode nos ajudar a navegar melhor nos mesmos. Normalmente, sites e blogs seguem uma estrutura básica, é claro que pode variar um pouco, mas em termos gerais, temos uma estrutura dividida em quatro partes:

  • Parte 1 ? Topo: Como o próprio nome sugere, fica na área superior do site. Normalmente, seu conteúdo é composto por um logotipo e por um menu com links fixos, como por exemplo, página inicial, quem somos e fale conosco.
  • Parte 2 ? Menu Lateral: Esse menu pode ficar tanto do lado esquerdo, quanto do lado direito, e sua função normalmente, é agregar as principais áreas e sessões do site.
  • Parte 3 ? Conteúdo: Lugar onde é exibido os artigos, textos e matérias de um site. Normalmente, a área de conteúdo ocupa boa parte da área visível de um site ou blog, já que é o lugar onde o usuário vai focar sua atenção.
  • Parte 4 ? Rodapé: Fica na base do site, em geral, contém links com pouco destaque, como por exemplo, Política de Privacidade do site, Mapa do site, Ajuda do site. Também poderá haver informações gerais do tipo telefone, endereço e e-mail da empresa ou organização que mantém o site.

Como disse ali em cima, nem sempre essa estrutura é seguida à risca. Depende muito da proposta do site, mas todos seguem uma ordem natural, que é fazer o usuário começar a ver o site de cima para baixo, como em um livro. Afinal, você não começa lendo a página de um livro de baixo para cima, nem da última página para a primeira página, né?

E o seu leitor de telas, simplesmente faz isso, começa a ler o site de cima para baixo, passando pelo topo, menu lateral, conteúdo e rodapé. Simples assim, filho!

Agora que você já conhece a estrutura básica de um site, fica mais fácil entender as dicas que eu vou dar de graça pra você. Não, não, não! De graça não! Vou cobrar pelo menos um comentário no final desse artigo. Combinado?

Localize títulos e subtítulos mais facilmente

Assim como em revistas, livros e jornais, títulos servem para chamar a atenção do leitor. Geralmente, possui letras grandes e chamativas. Nos sites usa-se muito títulos e subtítulos, e na linguagem de programação usamos uma marcação chamada Heading (lê-se Rédin e em português significa Cabeçalho) para definir tais títulos. Esses títulos vão do nível 1 até o 6, sendo que o nível 1 gerará um título bem grande e o nível 6 gerará um título bem pequeno. É muito comum vermos os títulos dos artigos com o nível 1 ou 2 e subtítulos desses mesmos artigos em nível 2 ou 3.

Para encontrarmos títulos e subtítulos com um leitor de telas, basta usar a letra H (de Heading, óbvio!). E ainda por cima, nossos queridos amigos de fala sintética, nos informam qual o nível. ?Título de nível 2 ? Em busca da felicidade!?

Depois de achar um título, basta ir com a seta para baixo para ouvir o conteúdo tão desejado ou com a tecla Tab para encontrar links abaixo desse título.

Encontre menus rapidamente

Em muitos casos, os menus dentro de um site são organizados na forma de uma lista. Aí você me pergunta: Ricardo, igual lista de supermercado? Eu diria igual a qualquer lista que você precise fazer, mas vamos pegar o exemplo do mercado.

Vamos supor que você vá ao supermercado e precise fazer uma lista para comprar itens essenciais à sua sobrevivência: item 1 ? bolacha recheada, item 2 ? refrigerante, item 3 ? batatinha frita e item 4 ? Iogurte. (itens essenciais para mim, ok?). Se for o caso, você poderá criar uma outra lista, mas dessa vez só com produtos supérfluos (nem queira imaginar os meus!).

Enfim, os sites organizam seus menus , sejam eles dentro do topo ou na parte lateral, no formato de lista. E aí fica fácil saber que tecla no leitor de telas usar para localizar uma lista, né? Letra L para listas e letra I para itens.

Ao apertar a letra L, seu leitor falará se há listas no site, e se houver falará quantos itens tem dentro daquela lista, exemplo: ?Lista com cinco itens?. Se houver mais de uma lista, o que é bem provável, tecle L mais de uma vez. Para navegar entre os itens de uma lista, tecle I ou Tab.

Observação: Nem todas as listas estão em menus e nem todas as listas são links. As listas podem fazer parte de um artigo, para classificar ou enumerar itens.

Fuja do Tab

Por favor, não vá ficar se matando apertando Tab para localizar os links de um site. É cansativo e dispendioso. Só aceito o uso do Tab em duas situações: Quando o link que você quer está no começo do site, perto ou no topo , ou no final do site, perto ou no rodapé. Nesse último caso, utilize SHIFT + TAB. Imagine navegar num site com mais de 100 links, e justamente o link que você quer está lá perto do final da página? Haja Tab hein!

Como alternativa utilize recursos que classificam os links, como por exemplo, a combinação INSERT + F7 do JAWS e NVDA.

Atalhos de Teclado

Conhecer atalhos de teclado, também conhecidos como teclas de atalho, é uma maneira muito inteligente de ganhar tempo em sites. Muitos sites possuem teclas de atalho personalizadas, que facilitam a navegação entre os links e funções internas dos mesmos. Nosso site possui essa função. Clique no link, atalhos de teclado do site para conhecer nossos atalhos de teclado. Procure conhecer também as teclas de atalho do seu navegador. E é claro, que conhecer os atalhos de teclado do seu leitor de telas é importante também. E aí você me vem com outra pergunta: Mas Ricardo, cada leitor tem seus próprios atalhos. E aí, comé que fica? De fato cada leitor possui suas próprias teclas de atalho, mas estamos falando de sites, e nesse quesito é necessário seguir um padrão, pelo menos no que diz respeito à elementos da página. Se o seu leitor foge desse padrão, não posso fazer nada! Apenas indicar novamente que leia o manual da criança.

Uma dica que acho importante, é fazer o que chamo de Teste de A ? Z, que nada mais é do que, ao entrar em um site, testar na sequência as letras de A até Z e ouvir o que o leitor fala. Mas pra você não ficar boiando na sopa de braille, vou listar e explicar algumas das principais teclas abaixo:

Letra A: Localiza links do tipo âncora. Também conhecidos como links de salto. São links dentro da mesma página (de um ponto à outro);
Letra B: Localiza botões. Comuns em formulários;
Letra C: Localiza caixas de combinação;
Letra E: Localiza campos de edição. Útil para preencher campos de formulário do tipo: Nome, E-mail e etc;
Letra G: Localiza imagens;
Letra H: Localiza Títulos e subtítulos;
Letra I: Localiza itens de uma lista;
Letra L: Localiza listas;
Letra T: Localiza tabelas;
Letra U: Localiza links não visitados na página;.
Letra V: Localiza links visitados na página.

Acessibilidade atitudinal

Todos nós sabemos que a maioria dos sites não são acessíveis, mas isso não significa que você vai ficar parado, com cara de piso tátil, esperando que eles se tornem minimamente acessíveis. Posso criar polêmica com o que vou dizer a seguir, mas o primeiro passo para um site acessível, é o deficiente visual conhecer bem seu leitor de telas e minimamente seu sistema operacional e de como os sites funcionam. Adianta alguma coisa ter um site acessível, como o do Movimento Livre, se você não parar para conhecer seu leitor de telas e o sistema operacional que você usa?

Agora vamos supor que você seja o Rei do Virtual Vision, sabe fazer o garoto ler até hieróglifos, mas entrou em um site e não consegue fazer nada. Nada funciona. O que você faz? Se tiver alguém do seu lado, um vidente de preferência, peça ajuda para que ele faça uma pequena descrição de como é o site. Isso pode lhe ajudar um bocado. Tente também acessar o site com outro leitor de telas e/ou outro navegador.

Nunca se prenda à uma única opção. Se possível, instale outros leitores de telas e outros navegadores. Imagine se você só pudesse usar uma cueca durante toda sua vida?

Mesmo em sites conhecidos, procure alguém, por exemplo, aquele seu sobrinho chato e pentelho, que não serve para nada, e peça ao sacaninha para descrever o que ele vê na tela. Pode ser um exercício bem interessante tanto para ele quanto para você.

Se não tiver ninguém por perto, procure dentro do próprio site, links como Acessibilidade do site ou, como no nosso site, o link Descrição do site. Esse tipo de página contém várias informações bem legais e muito úteis sobre o funcionamento dos mesmos.

Sempre que tiver dificuldade, procure entrar em contato com o responsável pelo site. Normalmente, os programadores, além de loucos, são bem amigáveis e solícitos. Informe que é deficiente visual , que usa o sistema operacional x, o navegador y e o leitor de telas z, e que está com dificuldades para acessar o conteúdo por ele criado. Como disse, programadores são pessoas meio doidas e se sentirão motivadas em descobrir novas maneiras de programar seus sites.

"Acessibilizar pessoas vem antes de acessibilizar máquinas"

Para finalizar, lembre-se que sites e leitores de telas, são frios e calculistas. Eles só farão aquilo que você mandar. Se você souber mandar, dificilmente ocorrerá algo do tipo: Ricardo, apertei o H em um site, meu leitor de telas me xingou, desligou meu computador, botou fogo no meu quarto e ainda por cima acionou uma bomba-relógio com audiodescrição!


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

19 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Grupo Matemática disse em:

16/02/2011 - 21:31:04

Olá!!! Ficou ex-ce-len-te o "guia agilizador de navegação via leitores de tela"!!! Realmente, poupa bastante tempo e esforço, hehehe! Só quem teve a experiência de usar tais softwares entende muito bem a situação!!!! Parabéns pelo post.
Ah, e deem uma passada lá no "Sopa": nós não perdemos tempo e já divulgamos para os leitores do nosso blog a postagem que vocês fizeram!!! Lá vai o link: http://sopadenumerosecalculos.blogspot.com/2011/02/aceleeeeera-usuario-de-leitor-de-telas.html
Um abraço!


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

19/02/2011 - 21:51:03

Ficou uma boa explicação. Tenho certeza que vai ajudar muita gente.Estava pensando quando li o seu artigo, o quanto evoluimos em relação a acessibilidade e quantos recursos estão disponíveis. sinto que finalmente chegou a nossa vez e a pessoa com deficiência visual deve ser o ator principal mudança. Então vamos aprender a usar estes recursos e quem quiser nós do Movimento Livre apoia esta iniciativa.


Foto da pessoa que comentou

Irene disse em:

19/02/2011 - 22:57:57

Oi, pessoal
Confesso que resisti para fazer meu comentário. Isso deve ao fato de que sou uma daquelas pessoas que usam o TAB pra tudo.
Pra mim, só o TAB funciona e olha que tentei fazer o diz o texto, mas meninos, isso não deu certo.
Tudo bem, considerem o fato de que faço tudo pelo jeito mais difícil e demorado, mesmo assim, às vezes gostaria de ser mais prática, isso sem dúvida facilitaria e muito a minha vida.
Enquanto não me adpto às formas propostas aqui, vou usando meu velho e querido TAB.
Grande abraço, ah esqueci de dizer que o texto ta ótimo e o visual tão bom quanto.
Parabéns


Foto da pessoa que comentou

Renato Tadeu Barbato disse em:

20/02/2011 - 12:57:25

Meus parabéns, meu caro amigo, olha o Chico aí, pelo excelente texto e podemos dizer uma aula de navegação.
Durante algum tempo fiquei utilizando apenas o TAB para navegação e qual não foi a minha alegria quando comecei a descobrir esses atalhos.
Penso que logo você será uma referência em construção de sites acessíveis e com navegabilidade e usabilidade e aí será correr para o abraço.
Deixando o meu lado judeusinho falar, aí é só começar a ganhar a dinheirinha tão merecida.
E olha que não será pouca dinheirinha.
Parabéns.
Um grande abraço.
PAZ E LUZ.


Foto da pessoa que comentou

Patricia disse em:

20/02/2011 - 12:58:11

Olá. Adorei este post! Muito útil e bem humorado. Parabéns!


Foto da pessoa que comentou

Adriana Lima Lisboa disse em:

22/02/2011 - 08:37:56

Oi Ricardo Marrom

Parabens pela matéria, o texto ficou diferente. engraçado, porem informativo;
Tenho certeza, essas dicas serão de grande ajuda para nós deficiêntes ou não.

Deixo o meu abraço a vc, a Irene, ao William e Fabinho!
Tô com saudades!!!

Beijos:

Dri


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

22/02/2011 - 22:20:41

Quero agradecer aos Sopeiros de plantão, que divulgaram meu artigo em seu blog. Agradeço também à todos que gostaram do artigo e deixaram comentários.

Espero que esse artigo seja uma bom guia para aqueles que necessitam agilizar a navegação em sites.

Eu tive um grande trabalho para escrever esse texto, mas o resultado final ficou muito bom e bem humorado, né?

Beijos e abraços à todos!


Foto da pessoa que comentou

Grupo Matemática disse em:

23/02/2011 - 17:42:01

Ooooopa!!! Olha os Sopeiros visitando o Movimento Livre mais uma vez!!!! Muito obrigado pelo comentário acima, feito pelo Ricardo. Ah, e aproveitando a oportunidade, deem uma passadinha lá no nosso blog e vejam nossa postagem de ontem, sobre leitores de tela para aquelas pessoas que gostam de Linux:
http://sopadenumerosecalculos.blogspot.com/2011/02/que-cao-guia-que-nada-com-voces-o.html
Um abraço a todos!!!! :-)


Foto da pessoa que comentou

Daisy Costa Martins disse em:

27/03/2011 - 23:55:25

OLÁ RICARDO!!!!
GOSTEI MITO DO SEU TEXTO. ESTÁ BEM EXPLICADO, PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM POUCA PRÁTICA EM LIDAR COM OS SINTETIZADORES DE VOZ/
UM GRANDE ABRAÇO!!


Foto da pessoa que comentou

marly solanowski disse em:

12/04/2011 - 14:04:32

Caramba Ricardo que grande texto. Seu sempre bom humor e a grande quantidade de informações se transformaram em bela aula virtual. para mim que não enxergo bulufas, sua exposição facilita para que eu tenha um mapa mental padrão daquilo que ocorre nus sites. creio que treinando os comandos que você prpõe, minha navegação será incrivelmente facilitada. consegui visualizar mentalmente as posições em que os conteúdos aparecem dentro de um site, sua estrutura, a forma padrão em que eles são construídos, com a facilitação das teclas de atalho. acredito ser esse comentário pouco para o tanto de informação que você deu. Minha experiência ainda é pequena e você me dá abertura para bem mais. Pensando no movimento Livre, acredito termos mais um assessor que permite aos deficientes visuais acessibilidade na internet. Penso também que essa assessoria pode ser pensada em nível profissional pois o dim-dim é cada vez mais necessário. Pessoalmente me inscrevo para um curso exclusivo de como acessar a internet e seus sites para avançar nessa maquininha que nos tira o sono mas que permitirá a mim boas pesquisas a fim de fazer frente a uma leitura que já não é mais possível para mim pela obra impressa em tinta. Parabéns por esse grande auxílio às pessoas com deficiência visual e um grande abraço da marly.


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

13/04/2011 - 21:43:10

Daisy e Marly, obrigado por comentarem!

Esse artigo é voltado justamente para quem tem dificuldade de navegar em sites. Tendo um mapa mental e conhecendo algumas dicas, o trabalho em navegar no s site será substancialmente facilitado.

Beijos e abraços!


Foto da pessoa que comentou

Marco Antonio de Queiroz - MAQ disse em:

16/07/2011 - 13:17:41

Excelente, Ricardo, parabéns.

Trabalho proficionalmente com acessibilidade na web e sei perfeitamente quando estou diante de um profissional. Quando faço um site utilizo os padrões web (web standards) e as diretrizes do WCAG para a implementação de acessibilidade em meus códigos. Nessas teclas de atalho para uma navegação mais rápida o amigo só não colocou o f, para irmos direto a formulários.

Conheça o:
http://www.acessibilidadelegal.com

Parabéns pelo texto e pelo humor! Nada como se divertir aprendendo. Estou ficando teu fã!

Abraços acessíveis e de boa usabilidade do MAQ.


Foto da pessoa que comentou

Torniero disse em:

15/08/2011 - 20:41:16

Opa Ricardo, belo texto! Mesmo sabendo a maioria desses comentários, parabéns pelo ótimo humor e com certeza, pra quem não tem noção desses atalhos, será uma grande aula virtual como disse um amigo aí em cima!
abraços!


Foto da pessoa que comentou

Paulo Ember disse em:

12/09/2011 - 09:19:56

Muito bom!!!


Foto da pessoa que comentou

fernandofernando disse em:

12/09/2011 - 09:31:28

e ai muleke fmz ficou bem legal esse seu texto ,as pessoas que nao tem esse acesso para uma boa na vegaçao na internet como ja disse ficou bem dahora mesmo !!!!
flw mlk se cuida abçs!


Foto da pessoa que comentou

Paulo Ember disse em:

12/09/2011 - 09:45:59

Bom trabalho !
Seu senso de humor é muito importante para que os usuários absorvam uma grande quantidade de informação sem aquela formalidade chata ,que muitas vezes não chamam a nossa atenção para o que realmente é importante.
Valeu !!!


Foto da pessoa que comentou

ricardo disse em:

12/09/2011 - 09:48:18

Como todos os que me antecederam achei o texto bacana e bem humorado que até não fica dificil aprender.


Foto da pessoa que comentou

David disse em:

12/09/2011 - 16:11:01

o comentário que ouvir achei muito importante seus conteudo é de muita importancia é tambem um comentario de grandeensinamento.


Foto da pessoa que comentou

Silvano Brito disse em:

12/09/2011 - 16:11:50

Muito bom Parabéns ótimas dicas e como todos estão comentando muito bem humorado.

Bom vou repassar a quem eu puder esse site e cláro esse poste, porque ele é incrivel, precisamos de dicas como essa para melhorar a nossa navegação e cláro aumentar nossa autonomia de usuário nos sites.

Parabéns bom trabalho a todos envolvidos no Site.

XD



Ir ao topo