Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

5 Dicas de acessibilidade para dentro de casa

Publicado em 09/03/2011 por Renato Tadeu Barbato em Acessibilidade com 12 comentários

Como posso ajudar, ou pelo menos, não atrapalhar um deficiente visual nos vários espaços de convívio, tanto público como privado? Será que dentro de sua própria casa um deficiente visual precisa ter acessibilidade?

Nas ruas, como um deficiente visual faz para se deslocar em linha reta, já que ele não enxerga ou enxerga pouco?

Essas e outras perguntas e dúvidas, pipocam as mentes de alguns videntes, a essas se seguem outras do tipo: como posso ajudar sem dar a impressão de que considero o deficiente visual um incapaz?

O que acontece normalmente, é que o cego está sempre de testa ou braço roxo. Pensando nisso e naqueles que não sabem o que fazer, tentaremos a seguir, responder algumas dessas questões nas dicas de acessibilidade, tanto no espaço privado, quanto mo público.

Como disse Hermes Trimegistro: "O que está em cima é igual ao que está em baixo" ou ainda " O micro e o macro são idênticos", então iniciaremos pelo micro, ou seja, pelos pequenos espaços domésticos para posteriormente irmos para os grandes espaços públicos abertos e fechados.

Dicas para o espaço interno da casa

Dica 1 ? Cadeira no lugar: Quando você se levantar de uma cadeira, coloque-a no mesmo lugar em que ela estava, afinal, apesar delas possuírem pernas, elas não andam sozinhas e não vão sair da frente se um cego estiver indo ao encontro dela. Será acidente na certa e o tombo valerá alguns hematomas e futuras gargalhadas.

Dica 2 ? Luz acesa ou apagada?: Para um cego total pouco importa se a luz está acesa ou apagada, então não se preocupe em sair correndo na frente do ?ceguinho? somente para acender a luz quando ele estiver se dirigindo a um outro espaço da casa. Esta sua corrida pode gerar um tombo e o deficiente não vai entender nada do que aconteceu, ficando com cara de ?UÉ?, isto tinha a ver comigo?

Dica 3 ? Copos de vidro: Procure utilizar copos de vidros e de preferência, vidro pesado, porque um cego procura um copo passando a mão, ?de leve?, sobre a mesa para encontrar o dito cujo, e se ele for de plástico ou de vidro leve, quando a mão dele bater no copo, certamente esse virará. Novo acidente a vista e desta vez com consequências indiretas para a toalha de mesa ou o tapete da sala de jantar, que nada tinham a ver com a situação.

Dica 4 ?Porta fechada: Porta entreaberta e testa de cego, se atraem incansavelmente, então, procure jamais deixar uma porta entreaberta, ainda que esse, seja o costume da casa, e a explicação é simples, no caso dos dois se encontrarem, porta fechada e cego, o impacto será menor, pois, o corpo todo baterá nela, enquanto que entreaberta, a testa, levará a pior. A menos é claro, que você queira acordar cedo com o cantar do galo que se formará na testa do seu ceguinho.

Dica 5 ? Feche as gavetas: Fechar gavetas e portas de armários não quebram a mão de ninguém, porém podem ser quebradas se o seu ceguinho estiver andando e bater a perna nelas. Outro acidente iminente à vista...

Então procure jamais esquecer de fechá-las, pois dessa maneira, os seus antepassados nunca serão lembrados pelo deficiente visual em movimento. E olha que nessa hora a memória do seu ceguinho é excelente, ele não esquecerá de nenhum antepassado seu até a quinta geração.

Caso você, querido internauta, tenha alguma dica, dúvida ou sugestão, envie para o site para que possa ser divulgada e esclarecida para o maior número possível de pessoas. Assim, aos poucos, conseguiremos uma acessibilidade plena.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

12 Comentários

Foto da pessoa que comentou

William disse em:

09/03/2011 - 17:50:11

Acho importantíssimo estas dicas do amigo Renato.
É imprecionante que coisas tão simples faz toda a diferença para nós pessoas com deficiência visual. Acridito também, que é em casa e na família que deve começar este tão sonhado processo de inclusão social das pessoas com deficiências. A família é a menor célula social e apartir dela começa toda uma interrelação com outros grupos sociais: a igreja, a escola, o trabalho, etc. Portanto, apoiar a família, orientando e fortalecendo as famílias da pessoa com deficiência, estaremos facilitando para incluí-lo mais rápido na sociedade.

William


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

13/03/2011 - 17:56:04

Renato, gostei muito do seu texto elo fato dele ser bem humorado. As dicas são bem simples e direcionadas aos videntes, ou seja, aqueles que precisam dessas infomações.

abraços.


Foto da pessoa que comentou

Rosaura Louzzano disse em:

14/03/2011 - 17:35:18

Rento, parabéns pelo texto simples e bem humurado
Seria muito bom que todos nós deficiêntes visuaios colocassemo uma sugetão de acessibilidade para uma melhor qualidade de vida do deficiênte visual.
Sugestão:
1- Objetos guade - os sempre no mesmo lugar
2- Familiares é muito importante que haja uma área de circulação razoável para que o deficiênte consiga andar pela casa sem dar trombada em sofá muito próximo da mesinha de centro
Vamos lá pessoal envie dicas logo teremos material para elaborarmos um manual de acessibilidade dento das nossas casas.
Beijos Rosaura
.


Foto da pessoa que comentou

marly solanowski disse em:

14/03/2011 - 17:36:57

Muito legal suas dicas Renato. Você conseguiu desdramatizar os possíveis acidentes que acontecem com os deficientes visuais. Bacana como você com o humor que lhe é jpeculiar colocou como nossa acessibilidade dentro das moradias é dificultada. Colaboro com uma dica que não provoca acidentes físicos mas que me deixa muito atrapalhada e confusa: grande parte dos videntes não entendem que precisamos encontrar os objetos caseiros sempre no mesmo local. Isso sempre me deixa com o sistema nervoso em frangalhos! Votos de que essa lista aumente para criarmos maior educação sobre a acessibilidade. O que pode parecer muito simples para um vidente, transforma-se em barreiras físicas, emocionais e mentais para um deficiente. grande abraço da marly


Foto da pessoa que comentou

Renato Tadeu Barbato disse em:

16/03/2011 - 12:39:54

Legal já terem começado a dar novas dicas para o site e os internautas.
Realmente os objetos na casa de um cego deve estar sempre no mesmo lugar.
Pena que eles criem perninhas e constantemente resolvam se esconder de nós.
Vamos fazer uma campanha para que as perninhas dos objetos sejam amarradas para que eles não corram, fugindo sempre.
Muito obrigado pelos elogios, eles são direcionados a vocês também que ajudam a construção tanto do site como de uma acessibilidade plena.
Um grande abraço.
PAZ E LUZ.


Foto da pessoa que comentou

Irene disse em:

20/03/2011 - 13:07:44

Olá pessoal.
Quando li este artigo pela primeira vez, confesso que ri muito. Depois me senti mal por isso. A verdade é que ele me fez lembrar do galo cantando em minha testa por várias vezes e eu nem tinha ninguém pra me fazer cafuné.
Depois que passa, tudo é engraçado, mas na hora do esbarrão, tudo que me vem à cabeça, são os palavrões mais indecentes que se pode imaginar.
Meu braço já quis ficar em vários portões semi abertos, em várias portas de armários e guarda-roupas, não gosto nem de lembrar, pois o roxo e a dor, ficam ali por muito tempo pra te lembrar do acidente e da falta de cuidado.

Abraço e menos galos cantando nas testas dos pobres ceguinhos


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

20/03/2011 - 18:13:22

É o pior meus caríssimos, quando acontece isso,somos considerados descuidados, desatentos ou pior, digno de dó, sendo que muitas vezes são os próprios que armam verdadeiras armadilhas,nunca se colocando no nosso lugar. e olhe que é apenas não deixar coisas no meio do caminho e colocar o que tirou no lugar.

Temos que fazer mais pessoas lerem estas matérias.
Beijos a todos.
William


Foto da pessoa que comentou

Alessandra Leles disse em:

10/05/2011 - 10:57:16

Renato, você tratou com bom humor um assunto corriqueiro e importante.Nós videntes, geralmente não constatamos isso, apesar de também bater cotovelos e joelhos por aí. Sou um bom exemplo disso: sou vidente e desastrada! Uma pessoa deficiente visual pode ser ou não uma pessoa desastrada como qualquer outra. Conforme a observação do William não podemos confundir as coisas. Quando a Irene me ensinou sobre a porta só então lembrei-me de diversas cabeçadas que dei quando tentava entrar em um cômodo com as luzes apagadas ou sonolenta!
Beijos a todos
Alessandra


Foto da pessoa que comentou

Daniel Massami Hirata disse em:

31/05/2011 - 00:44:45

parabéns pelo seu artigo. Suas dicas são simples e boas. Para QUE UM CEGO POSSA utilizar o microondas para aquecer, envio a seguinte dica:cOLE algum material adesivo nas teclas "TEMPO", "NUMERO 5" E NA TECLA "LIGAR". lOCALIZANDO ESTAS TECLAS, UM CEGO PODE AQUECER SEU LEITINHO.


Foto da pessoa que comentou

julio césar Belo Horizonte MG disse em:

13/09/2011 - 15:13:14

Olá galera!

Não podemos esquecer da geladeira, seria tão bom se os objetos de uso cotidiano não saissem do lugar que, foram deixado por nós, deficientes visuais!
Outra dica, é na hora do banho, por favor amigos videntes, quando o frasco de shanpoo e condicionador forem iguais, não troquem eles de posição.
E para os amigos videntes que trabalham nos hoteis, geralmente os quartos destinados a pessoas com deficiênvia, são preparados para cadeirante.
Daí, voçês amigos do movimeto livre podem imaginar!
Tudo dentro do quarto, é um atrativo para a testa e canela do ceguinho!

abraços.


Foto da pessoa que comentou

hildo jose dasilva disse em:

08/03/2012 - 17:51:27

Oi,estou comecando nesta vida tambem,pois tenho 54anos ,o meu poblema comcou a 8 anos.Eu tenho atrofia degenerativa progressiva .Mas,esta tudo bem ,como se diz ,devagar se ao longe .Obrigado por terem escutado


Foto da pessoa que comentou

joana karoline disse em:

21/03/2012 - 08:10:36

boa noite amigos curti os comentarios são realmente muito importante para a nossa vivencia em casa e fora dela. parabéns renato beijos a todos karol



Ir ao topo