Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Meu primeiro contato com tecnologias assistivas

Publicado em 04/02/2012 por Júlio César Nunes em Discutindo a Deficiência com 24 comentários

Iniciando descrição da imagem...Foto de Júlio César de terno com as mãos no bolso. Iniciando texto...

Existem alguns termos que ouvimos por aí que são bem interessantes, vocês já devem ter ouvido falar em um desses: "Caviar, nunca vi nem comi, eu só ouço falar" e tem um outro que é geralmente dito quando alguém lhe pede uma nota de cem reais, aí se costuma responder: "nota de cem! Sei que existe, mas nunca peguei em uma".

Bom, até um tempo atrás, se alguém me perguntasse o que é um leitor de telas, bengala branca, talks ou qualquer outra tecnologia assistiva, provavelmente a minha resposta seria bem parecida com as que citei acima.

Porém hoje, a minha relação com tais tecnologias é como se fosse, por exemplo: sofá e televisão, salão de beleza e mulher, Wagner Moura e Lázaro Ramos, acarajé e baiano, ou seja, somos praticamente inseparáveis!

Desde o início da minha vida profissional quando eu tinha lá os meus 16 anos de idade, sempre tive contato com pessoas, e hoje com 31 anos vejo que aprendizado melhor não há.

Um período que quero dividir com você foi a minha experiência em um banco privado bastante conhecido aqui no Brasil, pois considero que foi nesse trabalho que pude realmente conhecer vários tipos de pessoas, e vejam só: uma das funções que exerci foi a de operador de caixa no atendimento especial para gestantes, idosos, e pessoas com deficiência. Fui designado para essa função, porque segundo o meu chefe, eu tinha uma melhor empatia com esse público do que os demais colegas.

Como não podemos prever o futuro, hoje deficiente visual analiso: que a minha melhor aceitação vem dá forma com que eu via as pessoas com deficiência, ou seja, não as julgava incapazes de realizar suas tarefas.

Depois que saí desta empresa, e iniciei um tratamento oftalmológico, por sinal sem sucesso, e atualmente prestes a me aposentar, vivo uma vida menos agitada profissionalmente falando, moro com minha esposa, minha irmã e uma tia, que sempre estiveram ao meu lado, pois a família é muito importante nesses momentos, não é?

Pois bem, passado os momentos conturbados de entrada e saída de centros oftalmológicos, é hora de continuar a vida, que por sinal não parou.

No início deste ano e por uma questão de necessidade fui em busca de informações, conhecimentos e novidades. Conheci algumas pessoas fantásticas que sem pedir nada em troca, se propuseram a me auxiliar, dentre elas quero aproveitar a oportunidade e aqui destacar um amigo, o Ricardo Malta, deficiente visual, professor universitário que realiza trabalhos sociais aqui em Minas Gerais, que conheci em março de 2011 e quando precisei, veio até a minha casa e pacientemente me deu as primeiras dicas sobre leitores de telas para computador e celular.

Tenho que confessar, naquele momento as minhas sensações foram as mais variadas possíveis, uma mistura de surpresa, admiração, entusiasmo e uma vontade danada de aprender e colocar logo a mão na massa! Uma miscelânea de sentimentos diante do que me era apresentado, inclusive, me recordo que uma das primeiras perguntas que fiz foi: "cara, como você consegue fazer essas coisas?", a resposta foi simples: "prática, é só praticar que você consegue".

Hoje quando alguém me faz essa pergunta, que por sinal é frequente, aproveito para tirar aquela onda de "mestre dos magos", aí faço uma cara de intelectual estilo Bill Gates e respondo: "É simples! Não tem segredo!".

Brincadeiras a parte, a cada dia vou aprendendo como melhor utilizar o leitor de tela, e a internet é uma ótima fonte de informação. O talks sabemos que mais simples, impossível.

Quanto a minha relação com a bengala, o artigo "O poder da bengala branca", considero que descreve tudo aquilo que todos nós sentimos.

Enfim, estou achando o máximo as possibilidades tecnológicas que nos permitem colocar em prática as nossas habilidades, que não são poucas. Mesmo que algumas pessoas, que por sinal são a minoria, ainda não consigam enxergar o próprio limite, mas teimam em rotular e determinar as limitações do próximo.

Portanto, senhoras e senhores exercitem um pouco esses dedinhos, e digitem em algumas palavras, a sua opinião sobre as tecnologias em geral, pois, caso contrário se ao término deste texto você não deixar seu comentário o seu computador vai começar a desobedecer a todos os seus comandos sem a menor explicação, podem acreditar urucubaca de ceguinho pega, e pega mesmo!


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

24 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

06/02/2012 - 09:17:55

Bom pelo jeto vou ter que deixar meu comentário, senão meu computador não vai mais me obedecer!

Júlio, seja bem-vindo ao site do Movimento Livre. Seu texto ficou ótimo! Parabéns!

Particularmente meu primeiro contato com tais tecnologias não foi tão positivo quanto o seu. Tive uma certa rejeição ao me deparar com a lente de aumento do Windows pela primeira vez. Mas graças a Deus isso passou logo.

Um detalhe que me chamou atenção no texto foi o fato de você se aposentar. Acho que o mercado de trabalho pode absorver bem sua experiência mesmo você sendo DV.

Abraços


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

06/02/2012 - 18:05:22

Oi Julio Cesar e demais amigos. Eu trabalho como professor de informática para deficientes visuais mais de 10 anos.
Fico muito feliz de ler um texto que mostra a superação de alguém que reaprendeu fazer tudo de uma outra forma e eu sei o quanto é difícil este processo. Ouvir esta experiência me dá cada vez mais a certeza de que estou fazendo coisas importantes neste mundo. A comunidade das pessoas com deficiência visual está cada vez mais tomando as rédeas do jogo, este jogo que estamos aprendendo a jogar e está cada vez mais fácil entendê-lo pois nós, estamos indo a luta e uma coisa bacana que li em seu texto foi a ajuda que o professor de Minas Gerais, o Ricardo Malta te ofereceu e é assim que mudaremos tanta falta de acessibilidade e a própria visão da sociedade em relação as nossas capacidades. Um forte abraço e parabéns e pense o quanto seria produtivo em uma empresa. Mas, respeito sua vontade. William


Foto da pessoa que comentou

Irene Poeta disse em:

06/02/2012 - 18:51:53

Ola, pessoal!!!
Apesar de estar sem a maquina, pois ela resolveu me deixar na mao e esta, cmo podem ver (ou ouvir), esta com a pontuacao em lugares que ainda nao descobri onde, mesmo assim nao podia deixar de prestigiar nosso novo colaborador Julio Cesar.

Parabens pelo artigo, assim que estiver tudo em ordem, volto a escrever.

Abra;o a todos


Foto da pessoa que comentou

Mércia Santos disse em:

06/02/2012 - 18:54:40

Olá, leitores!
Primeiro parabéns ao Júlio pelo belo texto, raramente encontramos alguém relatar com tanta leveza o seus primeiros contatos com as tecnologias assistivas e sua experiência enquanto pessoa com deficiência. Como psicóloga e pesquisadora sei da importância desse tipo relatado para outras pessoas que estão vivenciando o processo de perda da visão. Parabéns Júlio pela coragem de compartilhar conosco suas vivências e se prepara que você ainda vai descobrir muitas coisas interessantes. Fico no aguardo de mais relatos das "Aventuras do Júlio".
Abraços


Foto da pessoa que comentou

Ricardo Malta disse em:

07/02/2012 - 11:27:35

Parabéns Júlio pelo belo texto.

Quero lhe falar que o que fiz é simplesmente dividir um conhecimento que não é meu, apenas o absorvi.
As verdadeiras pessoas especiais são aquelas que criaram todo este leque de Tecnologias, que facilitam a vida cotidiana de todos aqueles que têm necessidades especiais.

Vim da claridade para a escuridão e hoje a estrada da minha vida é iluminada por pessoas especiais como você.

"Sou quem sou, porque somos todos nós"
(Ubuntu)


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

07/02/2012 - 11:34:01

Nós do Movimento Livre também pensamos assim como você Ricardo. É por isso que existe este espaqço para a divulgação do conhecimento.

É a troca de experiências e conhecimentos que nos farão mais capazes e mais fortes.

Muito legal sua referência ao Ubuntu que também quer dizer Humanidade para os Humanos.

Abraços


Foto da pessoa que comentou

Greice Nolasco Gonçalves disse em:

08/02/2012 - 07:38:12

Bom, para começar sei de tudo que você passou para se adptar a essa nova condição e admiro isso.
Acredito que o seu bom humor apesar dos desafios foi tudo!
Parabéns por seu primeiro artigo e sei que você tem mil ideias para outros.
Um super beijo,meu amorzinho!


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

08/02/2012 - 11:03:17

O mais importante nesta história foi a superação do Julio e um detalhe que devemos considerar é que o Movimento Livre tem este espaço onde todas as pessoas podem se reunir e discutir assuntos muito interessantes como este relato do nosso amigo Julio. Participem! Um abraço. William


Foto da pessoa que comentou

Carlos. disse em:

08/02/2012 - 14:26:28

parabéns maninho! Júlho, parabéns pelo artigo, realmente posso falar que depois q conheci a informática, os leitores de tela minha vida mudou. conheci aos 12 anos de idade, sendo q até aos 8 antes de perder a vizão nunca se quer coloquei a mão num computador. hoje como formado em 2 curços, faço muitas coisas e pretendo trabalhar na área da informática! Mais uma vez meus parabéns meu amigo!


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

09/02/2012 - 08:48:15

Legal que o Júlio tá botando amigos e todo mundo da família pra comentar. Só falta o papagaio! risos


Foto da pessoa que comentou

Fernando Chaves disse em:

09/02/2012 - 13:17:50

Eu como seu amigo nunca duvidei que voce superaria mais uma batalha na sua vida,parabens julião!!!


Foto da pessoa que comentou

Glice disse em:

09/02/2012 - 13:18:09

Parabéns meu querido, amei seu artigo.


Foto da pessoa que comentou

Ana Flavia disse em:

10/02/2012 - 09:03:11

Oi Julio Gostei demais do proximo vc deixa ai falando sobre Flavia louca!!rsrsrs
amo muito vc e a Greice!!
bjim sucesso


Foto da pessoa que comentou

kenia nunes dos santos disse em:

11/02/2012 - 09:55:40

parabéns Julio pelo seu primeiro artigo ficou otimo.Que cada dia vc adiquire coisas novas para me surpreender mais;bjs


Foto da pessoa que comentou

julio césar disse em:

13/02/2012 - 07:53:11

olá pessoal!

Muito obrigado pelos comentarios, que bom que gostaram.
Realmente, eu acho que posso ser bem útil em uma empresa, entretanto, eu teria que abrir mão de um direito que durante um bom tempo eu paguei para que quando necessario, ser utilizado. então, eis a questão!
Penso que cabe aque uma outra discurssão, que até já foi falado em outros artigos aqui no movimento livre e outros sites, sobre beneficios da previdencia, lei de cotas e função e salarios oferecidos pelas empresas não atrativos.
Mais uma vez, muitíssimo obrigado pelas palavras de todos!
Um forte abraço e obrigado ao movimento livre pelo espaço!


Foto da pessoa que comentou

Renato Barbato disse em:

13/02/2012 - 07:53:32

Olá Júlio e todos.
Ói nóis aqui traveis.
Vou fazer um breve depoimento.
Sou formado em arquitetura e urbanismo e quando fiquei com a deficiência visual, ou será que foi ela que ficou comigo? Ainda não consegui responder essa pergunta, me ajudem.
Logo comecei a correr atrás do prejuízo e tive aula de informática para adaptação com o meu amigo Willian que postou aqui.
No começo além do windows, eu queria usar uma outra ferramenta, a marreta de cinco quilos em cima do computador, aí comecei a passar para a de dois e hoje bom, meu computador está a salvo.
Esse é só o começo das tecnologias, meu amigo, quando você começar a ouvir falar de coisas que falam com a gente que é pombo, você vai ficar com o queixo no chão.
Como você digo que deus foi bom para mim, pois me fez fazer arquitetura para que eu andasse por toda Sampa sem curso de mobilidade e sem medos ou receios, então ele sabe o que faz e nós não sabemos o que falamos.
Um grande abraço.
PAZ E LUZ.
Renato Barbato


Foto da pessoa que comentou

jucilene nunes dos santos disse em:

15/02/2012 - 21:08:24

Parabens, sei de todas suas dificulades e como vc superou todas elas,pois sempre estive do seu lado lhe auxiliando e passando muita raiva junto com vc, e acabei aprendendo junto com vc sobre essas tecnologias que são fantasticas. Estou muito orgulhosa de vc.
Te amo!


Foto da pessoa que comentou

Alessandra Leles disse em:

20/02/2012 - 15:56:50

Oi Julio Cesar!

Parabéns pelo artigo e obrigada por compartilhar sua experiência conosco! O bom humor do texto fez-me imaginar uma pessoa feliz, aliás, superar os obstáculos da vida com coragem nos torna vitoriosos e por isso mesmo, felizes!


Foto da pessoa que comentou

Fernando Scalabrini Paes disse em:

20/02/2012 - 16:01:19

Parabéns Julio pelo artigo! Todo começo e/ou mudança tende a ser traumática, passei por isso e hoje busco sempre melhorar o meu acesso e de outras pessoas, divulgando informação, pesquisando novos aparelhos e gadjets que nos auxiliem. Existe, para nós deficientes, duas formas de se encarar, ficar em casa reclamando ou enfrentar com bom humor, escolhi a segunda opção e parece que você também. Quanto a se aposentar ou não, gostaria de deixar uma opinião, emprego para o deficiente visual tem bastante, aliás sobra em virtude da lei, mas carreiras são raras, salvo o serviço público. Não sejamos iludidos, seríamos úteis sim, mas o mercado, principalmente o Brasileiro, não vê com bons olhos. Pagamos o nosso INSS e após um tempo nos vemos deficientes e incapazes de exercer aquela função específica, com aquele salário que tinhamos, nada mais justo que usufruir de um direito e garantir o sustento da família, principalmente quando ela depende de você. Existem outras funções? sim, mas a pergunta é, paga a mesma coisa? ou é apenas para cumprir a lei?

Parabéns novamente e Abraços!


Foto da pessoa que comentou

carlos augusto disse em:

01/03/2012 - 09:26:54

oi meus amigos! ja era para eu ter postado meu comentario aqui antes, mais eu estive meio enrolado, mais agora meu amigo julio estou aqui para dar os parabens! vocês é um amigão que eu fiz neste ano que passol, e espero que nossa amizade dure a vida toda. bom meus amigos vou contar minha história para vocês sobre as tecnologias, eu sou baixa visão e tenho 29 anos, minha vida na escola foi muito dura pois eu estudei em uma escola que não me oferecia nem um recurso para eu estudar!!! mais mesmo assim com ajuda dos amigos e professoras eu terminei o colegio!!!! depois que terminei o colegio eu não saia mais de casa por varios motivos, um deles era falta do que fazer, pois em minha cidade não tem nem um curso para dv, ou associação para dv. mais um dia cançado de so ficar em casa eu pedir para uma amiga procurar uma instituição que oferecece cursos para dvs, foi air que eu conhecir o instituto padre chico no ano de 2008 air minha vida eria mudar para a melhor!!!! meu primeiro contato com o pc foi no dia 19 de agosto de 2008 e conhecir o virtual vision, depois deste dia eu me apaixonei pela informatica e cada dia que passa eu aprendo uma coisa nova e eu trato de passar isso para os amigos dv que tem dificudades, mais no mesmo tempo eu faço uma troca de esperiencia de vida e de conhecimento tambem!!!!! por isso meus amigos eu digo não é uma deficiencia que vai me emperdir de viver com alegria, e hoje estou muito feliz pois atravez da tecnologia eu estou ajudando a minha namorada nos estudos dela, se na minha época eu tivece contato com as tecnologia que tem hoje minha vida academica teria sido muito mais facil. deixo aqui novamente meu abraço para meu amigo julio, e sua familha e deixo a todos um grande abraço, e vamos aproveitar tudo que a tecnologia propociona para nos dvs e vamos viver com muita endempendencia que ela nos propociona, um abraço meus amigos!!!!!


Foto da pessoa que comentou

rubens parceiro para sempre disse em:

16/03/2012 - 07:11:05

"a minha amizade com vc existe a cerca de 20 anos, acompanhei esta dificil etapa da sua vida parcialmente. vc é um guerreiro, acredito que se foi eu, talves não daria conta de superar, desejo a vc sucesso na loga trajetoria de vida que te espera,e que nossa amizade de irmao seja mais intença a cada dia que passa."


Foto da pessoa que comentou

Elisângela disse em:

22/03/2012 - 07:58:35

Olá Julio, parabéns, e quem dera se todos, tanto deficientes quanto não deficientes pensassem assim. Talvez não haveriam tantas divergências em todos os âmbitos. Obrigada por colocar sua experiência para todos aqueles que precisa, de algum tipo de esclarecimento, continue postando que você vai longe garoto.


Foto da pessoa que comentou

naiara disse em:

31/05/2012 - 21:40:21

super legal parabems rs concerteza as tecnologias de hj principalmente pra nos qe somos defecientes visuaes, nos ajudam muito mesmo e sem talks, leitor de tela acho qe nao teriamos muitas informações. Continue superando e vencendo os obstaculos nos faz sentir o quanto somos capazes e o dom supremo de Deus em nossa vida. Eu, sou defeciente visual desde nascença. Qero aproveitar e comentar aki sobre a audiodescrição qe tb nos ajuda muito mesmo viu.


Foto da pessoa que comentou

yasmin de jesus disse em:

04/07/2012 - 20:44:58

oi pessoal , sou nova aqui no site , não conhecia.
mas conheci o júlio, é ele me passou esse link , e pediu para eu dar uma olhada, no seu artigo , aqui estou eu rsrs
principalmente depois de que se eu não deixar o comentário meu pc vai ficar ruim , rsrs ele já não esta muito bom mesmo rsrsrs
bom júlio, meus parabéns por vocè ter conseguido , por ter tido vontade e foi há atrás de seus objetivos.
eu sou dv total, adquirida perdi a visão com 16 anos, hoje tenho 19, quando perdi a visão, fiquei desiludida pois o que eu mais gostava era de informática , já tinha feito vários cursos sobre o mesmo,
tinha ficado desanimada mesmo, até que um dia me falaram dessa oportunidade que são os leitores de tela, acho que esse dia mesmo com tudo acontecendo foi o dia mais feliz de minha vida. deste dia em diante , fui atrás até conseguir , hoje tenho o leitor no meu pc, tenho o talk no meu celular,e cada vez mais vou aprendendo .
mas realmente é uma maravilha os leitores , isso mostra que nós somos capazes de tudo e só querermos .
fico feliz por todos nós que conseguimos , alcançar nossos objetivos.
gostei muito do site, vocÈS estã de parabéns!!!
bom desejo tudo de bom há todos, e a vocè júlio continue sempre assim viu
beijos



Ir ao topo